23 de abril de 2021

Tomei a vacina contra a Covid19, estou totalmente imunizado?

Vacina contra a Covid19.

Grande parte da população mundial já está tomando a vacina contra A COVID-19, e com isso vem a dúvida, estou realmente imunizado?

Reunimos algumas das principais dúvidas iremos explicar um pouco melhor sobre o pós vacina contra o coronavírus.

Após receber a vacina contra a covid19 o que devo fazer?

A vacinação é de extrema importância para sua saúde e mesmo após vacinado é importante que você continue seguindo todos os cuidados que tomava antes de ser vacinado. O vírus ainda circula em grande quantidade no Brasil, então é de extrema importância que o indivíduo procure ter a mesma atenção e cuidado que antes.

Meus parentes idosos foram vacinados posso encontrar eles sem máscara?

Não, o recomendável é que todos os usem mascara independentemente de estar vacinado ou não, por motivos de segurança é importante manter os cuidados necessários para não propagar o vírus.

Posso me reunir sem mascara com pessoas que já tomaram a segunda dose da vacina?

No brasil a recomendação é que se utilize mascaras. Em países com estágios avançados de vacinação já é liberado a reunião de pessoas que já tenham tomado a segunda dose do imunizante. Segundo o ministério da saúde, esta medida só será adotada no Brasil quando grande parte da população estiver vacinada.

Qual o intervalo entre a primeira dose e a segunda?

Cada laboratório tem um tempo distinto entre a primeira e segunda dose do imunizante, A média entre as principais fabricantes da vacina é de 30 dias entre a primeira dose e a segunda. Lembramos que a segunda dose é a mais importante, sendo ela a responsável pela imunização do paciente.

Estou imunizado imediatamente após tomar a segunda dose?

Não, a imunidade varia de vacina para vacina, mas na maioria delas a partir de 10 dias é onde efeito de imunização surge. Lembrando que o indivíduo pode contrair a doença nesse meio tempo onde o sistema imunológico não foi capaz de criar os anticorpos necessários.

Posso toma a vacina da gripe e COVID19 juntas?

Não. O governo federal recomenda que as pessoas do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a COVID 19 e após o período de 15 dias tomem a da gripe. É recomendável um intervalo de 15 ou mais dias entre a aplicação das duas vacinas.

Noticias sobre as vacinas contra a COVID 19 são animadoras, muitas cidades com estagio avançado de vacinação já estão voltando a normalidade em suas rotinas. O brasil por sua vez vem vacinando em ritmo acelerado sua população mais velha, até o final do ano o Governo do Estado de São Paulo pretende cobrir a vacinação em todas a idades.

Atualmente apenas os idosos e pessoas acima de 50 anos estão sendo vacinadas.