Segundo ministério, mais da metade dos jovens brasileiros tem HPV

Você sabe o que é HPV? O vírus sexualmente transmissível pode causar vários tipos de câncer, incluindo o de colo de útero. Segundo um estudo feito pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e divulgado pelo jornal Estado de S. Paulo, o vírus está em 54,6% da população estudada. O alvo da pesquisa foram entrevistados 7.856 homens e mulheres entre 16 e 25 anos de idade.

Do grupo infectado, 38,4% apresentaram tipos de HPV com alto risco para desenvolvimento de câncer. Este estudo é importante para indicar o impacto da imunização dentro de alguns anos. A vacina está disponível para meninas de 9 a 14 anos e, neste ano, também é indicada para meninos de 11 a 14 anos.

A imunização é gratuita e está disponível em todos os postos de saúde do Brasil. Mesmo assim, o governo teve dificuldades de alcançar a cobertura ideal. A taxa de adesão ficou em torno de 50% nos últimos anos. A melhor forma de prevenir o HPV é o uso de camisinha durante relações sexuais.