Previna-se do coronavírus no trabalho

Boas praticas de saúde e prevenção no ambiente de trabalho depois da flexibilização da quarentena.

Depois de quase 3 meses de confinamento, a maioria dos profissionais de varias áreas já estão voltando aos seus escritórios e ambientes de trabalho, se adaptando ao “novo normal”.

Com isso é necessário tomar alguns cuidados, pois, mesmo com a volta às atividades, não podemos nos esquecer que ainda não foi desenvolvido uma vacina contra o coronavírus.

Sendo assim, a primeira medida que precisamos tomar com relação a pratica de higienização, é se adaptar as medidas e politicas de convivência social, cuidando assim, não apenas da nossa saúde, mas daqueles que estão a nossa volta, principalmente as pessoas do grupo de risco.

Veja a importância da máscara de proteção.

uso de máscara

Sempre é importante lembrar a importância do uso da máscara de proteção e do álcool em gel.

A máscara de proteção, como podemos ver na imagem, pode diminuir muito a probabilidade de contagio do vírus, chegando eliminar o risco de infecção em até 98,5%.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) separou algumas dicas sobre o uso das mascaras de proteção.

  1. O uso da máscara é sempre individual e não pode ser divida com mais ninguém.
  2. É necessário trocar quando estiver úmida, o ideal é ter mais de uma.
  3. É recomendado ter mascaras reforçadas por duas camadas de pano no mínimo.
  4. Sempre deixar a máscara cobrindo a boca e o nariz, por isso é necessário máscaras com o elástico ou tiras para amarrar em cima das orelhas e abaixo da nuca.
  5. Lave as máscaras com água sanitária e deixe de molho por 30 minutos.
  6. Use máscara sempre que for sair de casa e leve sempre mais uma de reserva

 

 

Lave sempre as mãos

Lavar as mãos sempre foi um habito necessário em qualquer época e agora que estamos passando por um pandemia aumenta mais ainda sua importância.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), lavar as mãos pode reduzir em até 40% o contagio não apenas do corona vírus, como também ajuda a prevenir doenças como gripe, infecção estomacal, diarreia, dor de garganta, conjuntivite, entre outras.

Muitas pessoas confundem o uso do álcool em gel. Ainda que ele ajude a evitar o contágio, lavar as mães com água e sabão é ainda mais eficiente contra o vírus.

Mas é sempre bom ter um frasco de álcool em gel na bolsa para usar no trajeto ao trabalho, escola e etc.

 

 

 

Mantenha a distância sempre que possível.

Higiene contra Covid19 Dutra seguros

No trabalho ou na rua, é sempre necessário se manter seguro e evitar contatos e aproximações.

Segundo a OMS, é recomendável manter uma distancia segura de outras pessoas de pelos menos um metro e meio, muitos especialistas recomendam um distanciamento ainda maior dependendo a corrente de ar que existe do ambiente.

O principal ponto a se considerar não é somente o contagio através da fala, espirro e tosse. Há também a preocupação pelas partículas menores que ficam no ar, chamadas de aerossóis.

Por isso, é indispensável o da mascara o tempo todo.

 

Algumas empresas também usam barreiras de acrílico para separar pessoas que sentam próximas, nós adotamos essa prática na Dutra Seguros.

Fique de olho se apresenta os sintomas

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença. Por isso é necessário sempre ficar atento aos sintomas que podem ser do vírus:

Sintomas mais comuns:

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Cansaço.

Sintomas menos comuns:

  • Perda de paladar ou olfato;
  • Dores e desconfortos;
  • Diarreia;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

Sintomas graves:

  • Dificuldade de respirar ou falta de ar;
  • Dor ou pressão no peito;
  • Perda de fala ou movimento.

O recomendado por especialistas é que para que quem apresenta apenas os sintomas leves, se recupere em casa, e se for necessário trabalhar, adote o Home-Office. Caso apresente sintomas graves é necessário imediatamente apresentar-se ao médico.

Faça o teste coronavírus

Teste contra Covid19 Dutra seguros

Sempre que possível faça o teste para Covid-19. Em algumas empresas como na Dutra Seguros, foram realizados exames em todos os colaboradores.

Isso é muito importante para zelar pela segurança deles dentro do escritório.

Mas se a sua empresa ainda não realizou o teste, é possível realizar em um posto de saúde mais próximo de você.

 

 

 

Existem três tipos de teste: RT-PCR, Sorologia e teste rápidos

O RT-PCR (reverse-transcriptase polymerase chain reaction) é considerado o teste padrão (referência). A confirmação é obtida a partir da detecção do C, dado pela transformação do RNA, molécula responsável pela síntese de proteínas das células no corpo.

O teste consiste de uma analise de uma amostra que é coletada de uma raspagem no nariz ou na garganta.  É indicado entre o terceiro e o decimo dia de sintoma. O resultado é obtido depois entre 24 e 48 horas.

Lembrando que há diferença entre as metodologias do teste, sendo assim, os resultados podem variar de um laboratório para outro.

Sorologia é o exame que identifica anticorpos no sangue. Exige uma coleta de sangue para a realização do teste. É recomendado realizar esse tipo de exame depois do decimo dia, ou entre duas a três semanas, de sintomas Covid-19.

Portanto, é necessário ressaltar que o resultado pode dar negativo caso seja feito depois do período indicado. E aqueles que apresentam sintomas leves (tosse seca, cansaço e febre) – ou não apresenta nenhum sintoma – podem ter resultado negativo, pois não desenvolveram anticorpos no sangue.

Já os testes rápidos não necessitam de equipamentos de laboratório e dispensam pedidos médicos. Mas mesmo assim, são aplicados por profissionais na área de saúde.

Consiste no uso de uma lamina de nitrocelulose (papel) que reage com a amostra de uma pequena quantidade sangue. O resultado sai em até 30 minutos.

Porem os teste rápidos são considerados por diversos especialista um risco  no combate á pandemia, pois não há qualidade nesse exames.