8 de outubro de 2021

Prevenção do câncer de mama – Outubro Rosa

Prevenção do câncer de mama – Outubro Rosa.

Hoje falaremos a respeito desse assunto tão importante entre as mulheres e porque não também entre os homens. O Câncer de mama.

Você sabia que segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) são esperados mais de 66 mil novos casos da doença esse ano no país? Pois é, os números não são nada agradáveis.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre a mulheres e também o que mais mata. A faixa etária que corre mais risco da evolução da doença é entre 50 a 70 anos, mas hoje vemos um aumento significativo de diagnósticos do câncer em mulheres já acima de 30 anos.

O Câncer de mama, assim como muitos outros, tem uma taxa de cura altíssima se for diagnosticado cedo, sendo assim, veja abaixo alguns sintomas que podem indicar a presença do tumor no organismo feminino.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

O grande desafio do câncer de mama é que ele pode tanto apresentar sintomas e sinais, quanto ser assintomático. Por tanto é de extrema importância que as mulheres conheçam o seu corpo e procurem sempre realizar o toque na mama para constatar possíveis nódulos.

Veja abaixo alguns sintomas do câncer de mama:

  • Alteração na forma ou tamanho da mama;
  • Dor na região dos seios;
  • Nódulo endurecido na mama;
  • Nódulos na axila, importante sempre verificar;
  • Inchaço no braço;
  • Vermelhidão, dor ou calor na pele da mama, mesmo quando não há caroço.

Ao constatar qualquer um desses sintomas procure seu ginecologista imediatamente.

Existe prevenção do câncer de mama?

O diagnóstico precoce é fundamental, por isso o autoexame é primordial nessa prevenção.

Como falamos no início do artigo, o câncer de mama pode ser assintomático e acabar se desenvolvendo sem a percepção do paciente.

Dentro disso, uma vida saudável, com atividades físicas, boa alimentação, e não ser fumante são fundamentais para evitar não apenas o câncer de mama, mas muitos outros.

procure sempre estar em dia com exames de rotina como mamografia, ultrassom de mamas e outros relacionados a saúde da mulher.

Gostou do nosso artigo, temos muito mais informações úteis para sua saúde no nosso blog!