18 de novembro de 2021

Novembro Azul: como surgiu essa importante campanha

Hoje falaremos um pouquinho respeito de como surgiu essa importante campanha que conscientiza e ajuda  a combater o câncer de próstata.

Novembro Azul, como surgiu?

A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata e conscientização das doenças masculinas, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado às instituições de caridade.⠀

Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Na campanha é também pregado o “No Shave November”, que em tradução literal significa Novembro Sem Barbear. Por isso, o bigode, juntamente com a cor azul ficou conhecido como símbolo da campanha.

Como iniciou o movimento no Brasil?

No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.⠀

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, a Fundação do Câncer desenvolveu uma campanha especial para a data, baseada nos tabus que rondam o comportamento masculino: “homem não chora”, “homem tem que ser forte”, “homem não cozinha”, “homem não passa roupa”, “homem não lava louça”, “homem não fica doente”, “homem não morre”, entre outras ideias que percorrem o imaginário masculino.

A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.

Cuide da sua saúde, ela é seu bem mais precioso.⠀