16 de março de 2021

Notícias ruins prejudicam nossa saúde mental e pode se tornar um ciclo vicioso

Notícias ruins viciam!

É fato que nesse último ano fomos cercados e bombardeados por más notícias, principalmente no tocante a pandemia e suas consequências.

Acredito que isso exemplifique perfeitamente aquela máxima: “notícia boa não dá ibope”.

Não é de hoje que os jornais apelam para sensacionalismo e desgraças que acontecem no  nosso dia a dia de social, mas a questão é que de março de 2020 para cá, a proporção de notícias ruins e fake News que circula aumentou exponencialmente.

E sabe quem é o maior culpado por isso? Nós mesmos.

Naturalmente o ser humano tem a tendência em dar mais atenção a notícias ruins do que as boas, mas infelizmente, muitos não sabem que isso pode afetar seriamente nossa saúde mental e causar algo ainda pior, o vício em absorver más notícias.

Notícias ruins podem viciar

Notícias ruins nos leva ao vício

Segundo pesquisa realizada com 4 mil pessoas nos Estados Unidos, as más notícias realmente podem viciar e afetar negativamente nossa saúde mental.

Roxane C. Silver e Rebecca Thompson, pesquisadoras responsáveis pela pesquisa, publicaram que o aumento do consumo de notícias via smartphone, contribuiu muito para a disseminação em massa de más notícias através de vídeos e imagens.

O livre acesso a todo tipo de informação pode ser muito bom por um lado, mas também pode levar uma pessoa a passar horas na frente de um celular consumindo essas News e fake news.

Ler e ouvir notícias ruins logo pela manhã, por exemplo, provavelmente deixará o resto do seu dia muito mais triste e ansioso.

Os coaching costumam chamar esse ato de auto sabotagem, pois você já começa seu dia vendo tudo de uma forma negativa, impactando diretamente no seu humor.

Segundo Rebecca, ao longo do tempo essas notícias começam a afetar também a parte física do corpo.

Como ter uma mente saudável

Para termos uma mente saudável precisamos mudar esses hábitos urgentemente, filtrando aquilo que consumimos, pois, a recíproca também é verdadeira.

Se passarmos a consumir boas notícias, ler bons livros, ir a exposições de artes e etc, começaremos a ver o nosso dia a dia de uma forma muito mais positiva e isso inevitavelmente nos ajudará a ter uma boa saúde mental.

Cuide da sua saúde, consuma bons conteúdos, pare de procurar notícias ruins e se por ventura uma aparece de repente no feed da sua rede social dispense imediatamente.