19 de fevereiro de 2021

No dia do Esportista, veja quais são os cuidados necessário com a saúde que um atleta deve ter.

Dia do esportista.

Infelizmente, 9 a cada 10 atletas acreditam ter uma boa saúde simplesmente por praticarem exercícios físicos, mas isso é um erro.

O Esportista, assim como qualquer ser humano, precisa tomar os devidos cuidados com a sua saúde, e sobra isso que falaremos nesse artigo.

Veja abaixo alguns cuidados que atletas precisam ter com a saúde.

Alimentação antes do treino de um esportista

É recomendado que atletas profissionais ou amadores se alimentem bem antes de iniciar sua bateria de exercícios.

Obviamente que essa alimentação precisa ser prescrita por um nutricionista, calculada individualmente.

Muitos atletas acabam indo fazer sua atividade física sem se alimentar direito, ou por hábito, ou por acreditarem que isso possa ajudar a emagrecer ou manter o rendimento, mas isso é um erro.

A falta de uma alimentação equilibrada pode ocasionar mal estar e até mesmo impossibilitar o esportista a continuar com as suas atividades.

Cuidado com a hidratação

Outro fator fundamental para o bom rendimento dos atletas é a hidratação.

Durante a atividade física o organismo dissipa uma quantidade considerável de suor, variando de pessoa para pessoa, a reposição desse líquido é muito importante para que o corpo não fique desidratado.

Outro grande benefício em manter a hidratação em dia é evitar que os músculos sofram cãibras e assim diminua a hipertermia.

Cuidado com os exageros

Normalmente por fazer parte do seu dia a dia, atletas treinam horas a fio buscando um melhor rendimento ou aumento muscular, mas não podemos esquecer que o corpo também precisa de descanso.

Treinos demais, poucas horas de sono, pular refeições, uso demasiado de suplemento alimentar, tudo isso pode agravar significaticamente a saúde do corpo.

O segredo para uma vida saudável sempre será o equilíbrio.

Se você já pratica ou deseja praticar algum esporte, marque uma consulta nutricionista em seu plano de saúde para o devido acompanhamento alimentar e descanse bem.