Motivos para fazer um Consórcio

Motivos para fazer um Consórcio.

Motivos para fazer um Consórcio

Estabilidade financeira e bens de consumo sem grandes custos é uma ambição para várias famílias brasileiras, e o Consórcio é uma das soluções mais eficaz para isso. Pra quem pensa em benéfico a médio e longo prazo, e com um planejamento ideal, o consórcio pode ajudar muito. Adquirir um imóvel maior, sair do aluguel, comprar ou trocar um carro ideal para a família todas, entre outros sonhos que você pode conquistar, de uma maneira menos complicada e sem complicação financeira.

Mesmo com a crise causada pelo Covid-19, as vendas de consórcio em 2020 devem crescer até 15%.

Motivos para fazer um Consórcio.

O que é um Consórcio.

A palavra Consórcio vem do latim e significa parceria, associação ou sociedade. E basicamente Consórcio é isso, um agrupamento de dois ou mais pessoas ou empresas, com a finalidade em comum de partilhar de recursos para atingir um objetivo em comum.

Os grupos formados de consorciados variam de dois tipos:

  • Grupo homogêneo: Quando todos os consorciados tem o mesmo interesse em bens do mesmo valor monetário, ou seja, todos os participantes do grupo estão interessados em um carro da marca X e do modelo Y, por exemplo.
  • Grupo misto: Quando o bem desejado dos participantes tem valores monetários diferenciados, ou seja, quando existem consorciados que contribuem com o valor de um carro da marca A e do modelo B enquanto outros estão contribuindo com o valor de uma moto da marca X e do modelo Y, por exemplo.

Como Funciona o Consórcio.

Uma vez por mês, é realizada uma assembleia do consórcio. Para definir os participantes selecionados para as contemplações do mês. Esta contemplação é confirmada após verificação dos critérios estabelecidos no regulamento e no contrato, dando direito ao participante de receber o valor do crédito estabelecido na cota do Consórcio, permitindo ao consorciado de adquirir o bem desejado.

A escolha dos consorciados para as contemplações mensais é realizada através de duas maneiras, definidas no regulamento e contrato: sorteio, ou oferta de lance proposto pelo consorciado.

Agora que você já sabe o que é um Consórcio e como ele funciona, veja os benefícios que esse meio de contratação de bens proporciona:

Custo Baixo

Custo baixo de um consórcio

Não existem juros. Você paga apenas uma taxa de administração, que é o valor para os serviços prestado da administradora aos participantes do consórcio, para a formação, organização e administração do grupo. Os valores dessa taxa variam entre as administradoras;

Diversidade de planos

Antes de assinar um contrato e firmar um compromisso com uma administradora, você escolhe o valor da parcela que cabe no seu bolso, quanto precisa para comprar o bem ou contratar o bem desejado e decide também em quanto tempo pode pagar as mensalidades, ou seja, o tempo máximo para o recebimento da carta de crédito e a aquisição do bem ou serviço. Por isso, o consórcio é um mecanismo bastante flexível;

Valor do bem desejado sempre atualizado

Para garantir que o consorciado tenha condições de comprar o bem ou o serviço desejado, no consórcio, o valor de crédito é sempre atualizado. Isso é muito importante, porque, como muitos grupos de consórcio podem durar alguns meses ou até anos, o valor do bem ou do serviço pode sofrer alterações e acréscimos. Sendo assim, as administradoras calculam e atualizam o valor da carta de crédito de cada consorciado, reajustando o valor das parcelas. É importante lembrar que os critérios para os reajustes da carta de crédito devem constar no contrato, variam entre os segmentos e também são diferentes entre as administradoras.

Possibilidade de antecipar a contemplação com lance.

Além do sorteio por mês, você pode adiantar o recebimento da carta de crédito ofertando lances, que nada mais são do que a antecipação de prestações, diminuindo o valor da parcela  ou prazo de pagamento, conforme estabelecido em contrato.

Possibilidade de utilizar crédito para despesas:

Com o consórcio, você consegue pagar despesas relacionadas à aquisição do bem ou do serviço (como transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro) usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação.

Consórcio é com a Dutra Seguros

Conte com a ajuda de quem é especialista no assunto. A Dutra Seguros conta com uma equipe de qualidade e com um atendimento que você precisa, conte com a nossa consultoria, fale conosco e nos mande suas duvidas também.

Sem comentários

Publicar um comentário