Heróis atuais: Profissionais da Saúde

Profissionais da Saúde

Heróis atuais: Profissionais da Saúde

Nos tempos atuais em que vivemos, começamos a reconhecer os heróis que não estão nas telas do cinema e sim dentro dos hospitais. Graças ao trabalho incansável de profissionais de saúde, vidas estão sendo salvas no mundo inteiro. Hoje é o dia Nacional da Saúde, dia para reforçar a conscientização da importância dos cuidados à saúde, e também dia de reverenciar os profissionais da saúde que estão na linha de frente na batalha contra o Covid-19.

Não só pela pandemia, e não só no dia da saúde, mas em todo ano e no mundo inteiro, esses profissionais são extremamente essenciais. Recentemente pudemos ver o grande desastre em Beirute, e mais uma vez enfermeiros, médicos, bombeiros e autoridades estão salvando vidas e cuidando dos sobreviventes.

Oswaldo Cruz e seu legado

Oswaldo Cruz e seu legado

O dia Nacional da Saúde foi criado para homenagear o médico Oswaldo Cruz por seu grande trabalho com a saúde pública, educação sanitária e, principalmente, no combate às doenças transmissíveis.

Junto com outros nomes importantes, como Carlos Chagas, Oswaldo Cruz revolucionou a sua profissão no Brasil, saindo dos hospitais e laboratórios e cruzando as divisas dos Estados brasileiros, para prestar um atendimento médico digno para pessoas de baixa renda. Ele também foi reconhecido por estudar formas de transmissão e vetores das doenças que causavam muitos óbitos na época.

Outro legado importante que deixou foi o Instituto que levou o seu nome, Instituto Oswaldo Cruz. Criado em 1900 no Rio de Janeiro para criação de soros e vacinas, se tornou um dos mais importantes Institutos do Brasil, palco de grandes avanços, como o isolamento do vírus HIV realizado pela primeira vez na América Latina, e o desenvolvimento da vacina contra a tuberculose.

Em 1942 o Hospital Alemão, localizado em São Paulo, mudou seu nome para Hospital Oswaldo Cruz, (que permanece até hoje como Hospital Referência no país), em reconhecimento ao médico e infectologista.

Hospital Oswaldo Cruz – São Paulo

 

Instituto Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro

O Dr. Oswaldo Cruz poderia nem imaginar que em 2020 a humanidade passaria por tamanho caos com uma da pandemia e tristes desastres. Mas sua coragem e humanidade inspiram até hoje milhares de profissionais da saúde no mundo inteiro.

Saiba mais

 

Vamos fazer a nossa parte.

Nesse dia também precisamos lembrar o papel que cada um de nós tem dentro da área da saúde. Conscientizar as pessoas a cuidarem da sua própria saúde e também se importar com a saúde de seu próximo pode gerar resultados muito positivos. Outras contribuições muito importantes são a doação de sangue e disponibilizar recursos para instituições confiáveis e aqueles que precisam de amparo.

Saúde em Primeiro Lugar

Muitos setores da economia brasileira já estão retomando suas atividades, e o cuidado não para. É necessário que todos se adaptem às novas medidas de segurança. Como exemplo, a Dutra Seguros, tem seguido todos os padrões solicitados pelas autoridades, como barreiras de acrílico para separar as mesas dos funcionários, totens para álcool em gel e disponibilização de máscara facial.

Que os grandes heróis do passado e do presente nos incentivem a fazermos o nosso melhor até este momento passar.

Sem comentários

Publicar um comentário