26 de março de 2021

Dicas importantes para manter sua saúde mental durante a pandemia

Em momentos de dúvidas e incertezas é comum nos seres humanos se sentir ansiosos, angustiados e até mesmo tristes. Manter a saúde mental durante a pandemia que enfrentamos é algo essencial, esse momento de pandemia e incertezas é único para a maioria das pessoas se não todas.

A COVID 19, além de trazer complicações que afetam diretamente a saúde do indivíduo trouxe junto outros problemas relacionados a como vivemos nossas vidas em sociedade, rotinas foram mudadas, muitas delas sendo substituídas por uma vida não saudável.

Para ajudar você e sua saúde mental separamos algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar esse período tão difícil.

 

Usar a tecnologia

A tecnologia é tão importante nos dias atuais que não poderíamos deixar de falar dela, é por meio dela que conseguimos nos conectar a distância com aquele parente que não podemos ver pessoalmente. Por meio dela que conseguimos trabalhar de casa e até fazer mercado. Então use ela a seu favor e não se afaste das pessoas queridas que você não consegue ver pessoalmente.

saúde mental

Cuidados com as informações excessivas e fake News

Ao mesmo tempo que a tecnologia pode ser boa, ela pode ser ruim. Hoje somos bombardeados com notícias ruins pela TV, Internet, Radio e diversos meios de comunicação. Esses excessos de notícias negativas podem trazer o sentimento de angustia e ansiedade, por este motivo tenha cuidado com esses tipos de informações e procure filtrar essas notícias de acordo com o que seu corpo sente.

Tenha algum hobby ou atividades que te deixe bem.

Aqui, damos uma dica clichê mas que vale muito a pena. Procurar fazer exercícios em casa é uma ótima pedida, além de te deixar mais saudáveis o exercício em si liberar hormônios que podem prevenir a depressão enfrentada por grande parte de pessoas exclusas em casa. Além do exercício é recomendado ter algum tipo de hobby que seja possível ser feito em casa, assim reservando algum momento de lazer para o corpo e mente.

Mantenha uma rotina diária

Uma dica muito importante, manter uma rotina diária ajuda a sua produtividade, ter horários certos para dormir, acordar, comer e descansar podem parecer regras chatas, mas não são! A partir do momento que definir esses horários irá perceber a produtividade aumentar, seja para aqueles que trabalham com home office ou em outras funções.

Regule seu sono de forma adequada

Regular o sono, dormir bem significa acordar melhor, utilize a vantagem de estar em casa para dormir no horário e acordar no horário, é nítida a diferença de uma noite bem dormida e uma mal dormida, isso reflete ao longo do seu dia.

Converse mais com as pessoas que moram com você

Nessa época é comum os integrantes da casa se isolarem em seus quartos ou computadores e esquecer que existem pessoas naquele local. Tente conversar com todos, reunir na hora do almoço, assistir um filme juntos durante a noite. Reconecte com as pessoas ao seu redor, isso ajuda sua saúde mental.

Essas foram algumas de nossas dicas para como manter a saúde mental durante essa pandemia. E não desanime, estamos progredindo para que ela acabe, então continuem tomando os cuidados necessários.