Dicas de exercícios para se fazer em casa

Dicas de exercícios em casa

Dicas de exercícios para se fazer em casa

É de extrema importância ter pelo menos 10 minutos de atividade física e exercícios todos os dias para que nosso corpo não fique sedentário e nem acumule muitas calorias, e claro, melhore a nossa autoestima. Sem falar que o sedentarismo causa muitas doenças, como:

  • Aumento do colesterol.
  • Atrofia muscular.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Problemas articulares.
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
  • Diabetes tipo 2.
  • Distúrbios do sono.

Fonte: Instituto Lado a Lado

Em tempos de quarentena por conta do coronavírus, muitas academias e parques estão fechados para ajudar a combater o vírus. Muitas pessoas estão tendo dificuldades em se exercitarem e manterem uma rotina saudável. Por isso, separamos algumas dicas e exercícios para fazer em casa.

Antes de começar é necessário fazer um aquecimento para a circulação do sangue, com até 10 minutos.

Aquecimento para Exercícios

Também faça uma avaliação física, e verifique se não tem alguma dor ou desconforto. Caso tenha, é melhor consultar um profissional da saúde para fazer a indicação correta das atividades.

Exercícios:

 

Polichinelo

Com as pernas juntas e os braços estendidos ao lado do corpo, pule para cima. Ao mesmo tempo, afaste os pés lateralmente e bata as mãos acima da cabeça. Volte para a posição inicial e depois agache, tocando as mãos no solo. Estenda as pernas e repita o exercício sem parar. Repita o movimento por 30 segundos. Ao terminar descanse por  mais 30 segundos.

 

Agachamento lateral

Em pé, fique com as pernas juntas e coloque as mãos na cintura. Dê um passo para o lado. Estenda os braços à frente, contraia o abdome e agache até suas coxas ficarem paralelas ao chão. Volte para a posição inicial e execute o movimento para o outro lado. Repita o movimento por 30 segundos. Ao terminar descanse por  mais 30 segundos.

 

Prancha tocando nas pernas

Na posição de prancha, com as mãos afastadas em uma largura igual a dos ombros e o abdome contraído, para estabilizar o corpo. Leve a mão esquerda até a lateral da coxa de mesmo lado. Volte e repita com a outra mão. Repita o movimento por 30 segundos. Ao terminar descanse por  mais 30 segundos.

 

Salto

Permaneça em pé, com as pernas afastadas e as mãos na cintura. Flexione levemente os joelhos para pegar impulso e dê um salto para cima. Depois, dê um salto, coloque a perna direita à frente e flexione os joelhos, fazendo um afundo. Volte à posição inicial e repita o movimento, colocando agora a perna esquerda à frente. Repita o movimento por 30 segundos. Ao terminar descanse por  mais 30 segundos.

 

Abdominal grupado

Sente-se no chão. Coloque as mãos no solo ao lado do corpo e erga as pernas. Incline o tronco para trás e estique as pernas para a frente. Depois, mova o tronco para a frente e ao mesmo tempo flexione os joelhos, aproximando-os do peito. Repita o movimento sem parar por 30 segundos.

 

Flexão de braços com peito no chão

Fique em posição de flexão, com as mãos afastadas em uma largura um pouco maior do que a entre os ombros. Flexione os cotovelos e desça o corpo devagar, até o peito encostar no chão. Erga as mãos e os pés e dê uma breve pausa. Retorne para a posição. Repita o movimento por 30 segundos. Ao terminar descanse por  mais 30 segundos.

 

Salto patinador

Permaneça em pé com as pernas afastadas. Salte para a esquerda e apoie-se na perna de mesmo lado. Simultaneamente, leve os braços para o lado esquerdo. Agora, salte para o lado direito, apoiando-se somente na perna de mesmo lado e movendo os braços. Repita o movimento por 30 segundos. Ao terminar descanse por  mais 30 segundos.

 

Burpee

Fique pé, com as pernas afastadas na lateral do quadril, flexione os joelhos e agache. Apoie as mãos no chão e “jogue” os pés para trás, ficando em posição de flexão de braços. Volte e estenda o corpo, dando um salto para cima com as mãos estendidas acima da cabeça. Repita o movimento por 30 segundos. Ao terminar descanse por  mais 30 segundos.

Imagens: Divulgação/ WorCaut.

Sem comentários

Publicar um comentário