Como funciona o plano de saúde para gestantes
Na verdade, o plano de saúde para gestante deve fazer parte do planejamento familiar antes mesmo da mulher engravidar, isso porque, caso contrate o plano de saúde durante a gravidez, muito provavelmente não terá cobertura para o parto.
Nesses casos há uma carência de 180 dias para exames e 300 dias para parto, por isso a necessidade de realizar um planejamento prévio na hora de contratar seu plano de saúde para gestante.Um ponto muito importante a ser avaliado no momento da contratação do seu plano de saúde é se o mesmo possui cobertura para obstetrícia, para que possa ter todo o acompanhamento necessário desde o pré-natal ao parto.Algo de extrema importância e que infelizmente faz com que muitas mulheres não tenham o parto pelo plano, mesmo com todo esse planejamento é com relação ao pagamento em dia. Se atente as datas de vencimento pois caso haja atraso de 60 dias ou mais o plano pode ser cancelado.
Importância do pré-natal
O pré-natal deve ser realizado desde o início da gravidez. Pode parecer estranho, mas infelizmente muitas mulheres não tem o devido acompanhamento da sua gestação simplesmente por achar desnecessário ir tantas vezes ao médico ou realizar tantos exames. Na verdade pensar dessa forma só poderá trazer sérios riscos tanto à saúde da mãe quanto do bebê.Dentre as principais vantagens de se realizar corretamente todo pré-natal, estão a identificação de doenças que já estavam presentes no organismo, porém, evoluindo de forma silenciosa como: hipertensão arterial, diabetes, anemias, doenças do coração e etc.Também é através do pré-natal que são detectados problemas retais, como más formações. Algumas delas, em fases iniciais, permitem o tratamento intraútero, proporcionando ao bebê a chance de ter uma vida normal pós parto.Em fim, são infinitos os pontos positivos de ser fazer corretamente o pré-natal.
Exames com cobertura no plano de saúde para gestantes
Exames inclusos nos planos de saúde para gestante:
Ultrassonografia: realizado pelo menos 4 vezes durante a gravidez, afim de acompanhar passo a passo o avanço e crescimento do bebê e toda sua formação.
Hemograma: avalia como estão os glóbulos brancos e vermelhos do sangue, permitindo assim identificar se a gestante está com anemia, como anda a coagulação do sangue e se existe infecção.
Glicemia: durante a gestação é muito comum o aparecimento de diabetes na mulher, por isso avaliar a quantidade de açúcar no sangue é essencial para prevenção de doenças.
ABO: auxilia em caso da necessidade de transfusão de sangue.
Fator RH: avalia os fatores RH da mãe e do bebê, onde se não forem compatíveis deve ser aplicado o devido tratamento para uma gestação sem maiores imprevistos. Geralmente realizado no início da gravidez.
HIV: também é realizado no início da gestação, evitando assim que o bebe contraia a doença.
Urina e fezes: exames simples mas de extrema importância para a mulher nessa fase tão delicada da sua situação imunológica. Detecta se há infecções ou vermes no organismo da mulher.