27 de agosto de 2021

Cirurgia de catarata: uma forma de resgatar a qualidade de vida através da visão

Cirurgia de catarata, resgatando a qualidade de vida.

Nossa visão é o sentido que o ser humano mais utiliza para interagir com as pessoas, ambiente e praticamente tudo ao seu redor. Ela permite que os seres humanos possam realizar atividades cotidianas, tarefas complexas e ela afeta diretamente nosso modo de andar, comer, trabalhar, se divertir e praticar atividades físicas. Cuidar de nossos olhos, portanto é uma missão importante que está ligada com o nosso bem estar.

O que é catarata?

A catarata, é a perda de transparência do cristalino, a lente natural através da íris. É uma doença que está entre as principais causas de deficiência visual no mundo. Contudo, existe uma solução para essa condição, que por meio de cirurgia remove a opacidade intraocular e restaura a nitidez das imagens, proporcionando melhor qualidade de vida. Com este procedimento, é possível, em certos casos, também ficar independente do uso de óculos.

O principal motivo para o acontecimento da catarata é o envelhecimento. Dados do CBO(Conselho Brasileiro de Oftalmologia) mostram que as chances de surgimento da doença é de, 17,6% antes dos 65 anos, de 47,1% entre 65 e 74 anos e mais de 73% quando a idade avança dos 75. A doença também pode ser congênita, quando um bebê nasce com ela, ou decorrente de males crônicos tais como; diabetes, inflamações oculares. Outro fator que pode contribuir para o surgimento da doença são os maus hábitos relacionados a nossos olhos, como: tabagismo, alcoolismo, trauma ocular, exposição prolongada à radiação ultravioleta sem proteção e uso de certos medicamentos (especialmente os corticoides).

Como diagnosticar e verificar a necessidade da cirurgia da catarata?

Na maioria dos casos, não é possível fazer o diagnóstico de catarata a olho nu, portanto o oftalmologista utiliza um microscópio adaptado ao exame clinico. No inicio, a alteração no cristalino piora a qualidade da visão e, com o tempo, reduz a capacidade de enxergar.

Por essa razão, é importante ficar de “olho” a sintomas como a sensação de vista embasada, variação continua do grau dos óculos, dificuldades de realizar tarefas triviais( dirigir, ler e etc..), formação de círculos ao redor das luzes durante o período noturnos, percepção de cores desbotadas.

O tratamento para catarata sempre foi cirúrgico e consiste na troca do cristalino natural por lentes artificiais. A técnica evoluiu extraordinariamente nos últimos anos. Hoje a tecnologia possibilitou que o processo seja feito de forma totalmente segura ao paciente, as lentes utilizadas são feitas de materiais biocompatíveis e qualidade ótica excelentes, proporcionando ótima visão e menor dependência de óculos no pós operatório.

Gostou do nosso artigo? Visite o nosso blog para ter acesso a muito mais conteúdos como esse!