Câncer-de-próstata

Câncer de próstata – Saiba o que é Mito e o que é Verdade a Respeito desse Tumor.

 

Entramos no mês de novembro e como de costume, diversas campanhas e informações a respeito do câncer de próstata são vinculados em todas as mídias sociais.

Homens na faixa dos 40, começam a dar um pouco mais de atenção aquele exame, que aparentemente, parece ser tão constrangedor, o famoso “toque”.

Diariamente termos como: “exame de próstata dói?”, “sintomas do câncer de próstata” e “câncer de próstata causa impotência sexual?”, são pesquisados aos montes, trazendo, na maioria das vezes, ainda mais questionamentos.

O objetivo desse post é tirar todas as suas dúvidas quanto a um dos tumores que mais afetam o homem no Brasil e no mundo.

Vamos desmistificar algumas lendas e alertar quanto as verdades existentes sobre esse assunto.

Vamos lá?

 

Mitos e Verdades sobre o câncer de próstata

 

1) Ter pai ou algum outro familiar com câncer de próstata aumenta meu risco.

VERDADE! Um dos principais fatores de risco para o surgimento do tumor é a hereditariedade. Ter um parente de 1º grau com câncer de próstata pode duplicar sua chance de contrair a doença. Se em sua família possuir duas pessoas com esse quadro, a chance de você ter aumenta 5x mais.

2) Atividade sexual aumentam as chances de desenvolver o câncer.

MITO! Segundo estudos, homens que apresentaram maior atividade sexual apresentaram menor risco, onde cientificamente falando o câncer de próstata nunca foi associado ao excesso de atividade sexual.

3) Só homens idosos tem câncer de próstata?

MITO! Embora o risco aumente a medida que o homem fica mais velho, jovens também podem contrair o tumor. O ideal é realizar exames ao menor sinal de que algo possa estar errado com a sua próstata.

Dados levantados informam que cerca de 62% dos homens que tem câncer de próstata apresentaram o quadro após os 65 anos.

4) Câncer de próstata pode causar impotência sexual?

VERDADE! Se o câncer estiver no estágio de operação, os nervos que rodeiam a próstata e que são responsáveis pela ereção podem ser afetados, podendo sim atrapalhar o desempenho sexual do homem. A recuperação desses nervos dependerá de alguns fatores como a idade do paciente.

5) Pessoas de raça negra tem maiores chances de terem a doença?

VERDADE! Pessoas afrodescendentes tem 60% de chances de terem o tumor e a taxa de mortalidade é 3x mais alta.

6) O Sedentarismo pode aumentar o risco te der o câncer?

VERDADE! Não só o sedentarismo como também a obesidade pode levar a alterações metabólicas, causando mudanças moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia.

7) Sendo assim, atividades físicas podem ajudar a prevenir?

VERDADE! Fortalecimento imunológico, prevenção da obesidade, capacidade do exercício em modular os níveis hormonais, redução do estresse, são alguns dos benefícios que ajudam na prevenção contra o câncer de próstata.

8) Não apresento nenhum sintoma, isso quer dizer que não preciso me preocupar!

MITO! Esse é um dos tumores mais silenciosos. Alguns homens passam anos sem sentir absolutamente nada e quando sentem já é tarde demais, por isso, é tão importante exames regulares para prevenção.

9) Se eu fizer o exame PSA (Antígenos Específicos da Próstata) não preciso realizar o exame de toque!

MITO! O exame PSA só terá sua valia totalmente garantida se for acompanhado ao exame de toque, que, embora pareça muito constrangedor, acaba não sendo esse “bicho de sete cabeças”.

10) Se o câncer voltar futuramente isso significa que ele não poderá mais ser curado?

MITO! A volta do tumor pode ser ruim se tratando do quadro emocional do paciente, mas em questão do tratamento ele deve retornar imediatamente.

 

Sem comentários

Publicar um comentário