15 de outubro de 2021

Câncer de mama em homens, é possível?

Já falamos aqui no nosso blog que o câncer de mama é uma das doenças que mais matam mulheres em todo mundo, mas será que os homens correm o risco de contrair?

Sim! ainda que não seja tão comum como nas mulheres, os homens também podem ter câncer de mama.

Os casos masculinos da doença representam de 0,5 a 1% de todos os casos desse tipo de tumor no mundo.

Qual o risco de o homem desenvolver o câncer de mama

O risco aumenta com a idade, homens tentem a ter o diagnóstico com 5 a 10 anos a mais do que a mulheres, veja alguns fatores que contribuem para o aparecimento da doença.

Histórico familiar

Ter um parente de primeiro grau com câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de desenvolver o câncer

Síndromes hereditárias

Os genes e síndrome genéticas relacionadas ao câncer de mama são a Síndrome de Cowden, Síndrome de Lynch, Síndrome de Li-Fraumeni, BRCA1 e PALB2. Ter uma dessas síndromes podem aumentar as chances de contrair a doença.

Alterações testiculares

Criptorquidia, orquite e traumas testiculares podem desenvolver câncer de mama masculino devidos alterações de testosterona e estrógeno.

Quais os sintomas do câncer de mama em homens

Nesse caso os sintomas são muito parecidos com os da mulher. Nódulos na mama, alterações cutâneas, retração do mamilo, úlcera na pele e linfonodos aumentados nas axilas.

Quais são os tipos de tratamento

Também segue o mesmo padrão do câncer feminino, podendo ser necessário cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia dependendo o estágio atual da doença.

Fica aqui o nosso alerta para os homens, se previna, procure um especialista. Não pense que está imune só porque a mídia não fala muito a respeito desse tipo de câncer em homens, você corre sim o risco de contrair.

Gostou do nosso artigo. Siga nossas redes sociais e acesse nosso blog para mais informações.