Beber água: Inúmeros Benefícios

beber água - inúmeros benefícios

Beber água: Inúmeros Benefícios

Beber pelo menos oito copos de água por dia traz inúmeros benefícios à saúde. Um hábito simples e acessível, que não tem contraindicação e não deve ser negligenciado.

Segundo especialistas, beber 2 litros de água por dia (que correspondem a 8 copos de 250ml), é o essencial para o nosso corpo. Para saber a quantidade que mais se adequa para você, é só fazer um simples cálculo: multiplique seu peso por 0,03. O resultado é a quantidade em litros de água que você deve beber diariamente. Por exemplo, alguém com 80 quilos, deve ingerir 2,4 litros.

Bebendo a quantidade correta de água por dia, será possível notar os principais benefícios que listamos a seguir:

beber água ajuda a ter mais produtividade

Disposição e produtividade

O principal componente do nosso sangue é água. Ao bebermos água, ajudamos o nosso sangue a circular melhor por todo o nosso corpo, o que facilita o transporte e distribuição de nutrientes. O sangue também chega com mais facilidade em nosso cérebro, fazendo com que ele libere mais substâncias e sendo melhor oxigenado. Isso nos ajuda a ter maior disposição para acordar cedo e ter um dia produtivo.

É bom para a memória e te ajuda nos estudos

Graças a água, com o sangue chegando mais rápido e melhor para o cérebro, mais reações químicas ocorrem, fortalecendo nossa memória e também refrigerando a mente, nos ajudando quando mais precisamos. Veja mais como funciona a nossa memoria.

Ajuda a ter menos fadiga

Para quem se sente constantemente cansado, beber água pode ajudar bastante. Ela é utilizada pelo corpo para eliminar toxinas e rejeitos que não necessitamos e que podem nos prejudicar. Quando há menor quantidade de água no corpo, o coração necessita trabalhar mais para bombear o sangue oxigenado a todas as células e outros órgãos principais, causando maior cansaço.

Ajuda a emagrecer

A água acelera o metabolismo, ajudando no equilíbrio do organismo. Também auxilia a eliminar mais gordura. Além disso, quando bebemos água, nosso estômago se sacia e perdemos consideravelmente o apetite em momentos que sabemos que não há necessidade de nos alimentar.

A água é não contém calorias, gorduras, carboidratos e nem açúcar, ou seja, é um grande substituto das bebidas com alto teor calórico, como o álcool, bebidas gasosas ou refrigerantes açucarados, todos grandes causadores de aumento de peso.

Qualidade no sono

Beber água durante o dia auxilia até na hora de ir dormir. Isso acontece porque o nosso intestino produz substâncias que regulam o sono. Mas evite beber muita água na hora de dormir, pois isso pode interromper o seu sono.

Rejuvenesce a pele

A água é uma forte aliada dos cremes hidratantes, pois ambos trabalham juntos para deixar a pele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.

beber água ajudar nos exercícios físicos

Ajuda na hora dos exercícios

A intensidade da prática esportiva vai diminuindo à medida que o corpo vai desidratando. Quando praticamos exercícios físicos além do que o nosso condicionamento permite, o corpo produz uma substância chamada ácido lático, que é responsável pelas dores musculares comuns depois da prática de exercícios. Quanto mais água presente no organismo, melhor essa substância é filtrada e diluída no organismo, diminuindo sua ação. Veja mais como a água pode ajudar nos seus exercícios.

Duas horas antes da malhação, é recomendado beber de 250 a 500 mililitros de água.  E durante a prática dos exercícios, beba água de 15 em 15 minutos.

No nosso blog você também encontra dicas de exercícios.

Sinas de que você precisa beber mais água imediatamente

 

É necessário ficar atento à desidratação. Os sinais mais comuns são:

  • Urina da cor escura
  • Suor com odor mais forte
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Cansaço
  • Urinar e suar menos que o comum
  • Boca seca
Sem comentários

Publicar um comentário