9 de abril de 2021

Abril azul: Mês da conscientização do autismo

Abril azul: Mês da conscientização do autismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo é um transtorno de desenvolvimento que atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. O diagnóstico ocorre geralmente entre os 2 anos e meio a 3 anos, e não existe cura para essa condição.
Pra entender melhor os objetivos e a importância dessa campanha de conscientização do abril azul, confira nosso artigo:

O que é abril azul?

A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população.
Assim, criou-se também a campanha abril azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo. Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas, em uma proporção de 4 meninos para 1 menina, fato que a ciência ainda não consegue explicar.

O que é autismo?

O autismo, nome técnico oficial: Transtorno de Espectro Autista (TEA), é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restritivo e movimentos repetitivos).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas, com maior incidência no sexo masculino. Alguns sinais podem surgir logo nos primeiros meses, como bebês que não fazem contato visual, ficam quietos demais quando estão sozinhos, não estranham quando vão para o colo de estranhos, demoram a falar as primeiras palavras ou a engatinhar e andar.
Por isso, é importante que os pais estejam informados para que possam procurar ajuda médica caso notem esses sintomas e investigar se é alguma característica do TEA. Não existe um exame específico que detecta o transtorno. O diagnóstico é feito a partir do relato dos pais e avaliação médica.

Abril azul: Importância de conscientizar sobre o autismo

Para dar visibilidade ao tema, foi escolhido o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para que as ações ocorram no mês todo, foi criada a campanha abril azul. A ideia é mostrar as características e as dificuldades do transtorno, incentivando, dessa maneira, a inclusão do autista em sociedade, bem como a criação de políticas públicas voltadas para esse grupo.
O abril azul também dá destaque ao transtorno do espectro autista (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar as áreas de comunicação, comportamento e interação social. Além disso, o autista pode ou não ter alguma deficiência intelectual. Em alguns casos, pessoas com o transtorno chegam a surpreender pela inteligência e são chamadas de autistas de alto funcionamento.
A campanha tem o papel de mostrar as características dessa condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário, é preciso entender para incluir e ajudar.

A Dutra Seguros apoia a campanha Abril azul. Precisamos nos mobilizar para que a inclusão de pessoas portadoras de autismo seja uma realidade em nossa sociedade. Juntos seguimos lutando por um mundo melhor.