A importância da Vitamina D contra a Covid-19

A importância da Vitamina D contra a Covid-19

A importância da Vitamina D contra a Covid-19

A vitamina D é um pró-hormônio muito importante para controle do metabolismo ósseo. A principal fonte de produção da vitamina D se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância.

Desde o começo da pandemia do novo Corona vírus, muito tem se falado sobre métodos, precauções, receitas e práticas que possam aumentar nossa imunidade. Profissionais de medicina e na área da saúde de vários países tem buscado medidas e soluções para erradicar o Covid-19.

E nesta terça (27), uma pesquisa científica realizada na Universidade de Cantábria e do Hospital Marqués de Valdecilla (em Santander, Espanha) e publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism trouxe informações acerca da relação entre a vitamina D e a doença responsável por essa pandemia que vivemos.

A pesquisa aponta que baixos níveis da vitamina D, foram mais frequentes em um grupo de 216 pacientes internados com Covid-19 em um hospital na Espanha na comparação com 197 pessoas fora do hospital, sem registro da doença.

As pessoas que possuem falta de vitamina D equivalem a 82% dos hospitalizados contra 47% do grupo chamado “controle”. Ou seja, dos hospitalizados, aqueles que apresentaram baixo índice de vitamina D, mostraram um percentual maior e mais grave da doença. O tempo de internação também é maior, de 12 dias contra 8 dias. Porém, com relação à mortalidade por Covid-19, a diferença não é grande – deve-se levar em conta que a pesquisa ainda necessita de mais desenvolvimento.

A importância da Vitamina D contra a Covid-19

Os pesquisadores alertam que conseguiram mostrar uma associação entre a falta da vitamina D e a Covid-19, mas não uma razão direta que provoque a doença. Sendo assim, ainda não é possível no momento afirmar que a Covid-19 é causada pela deficiência da vitamina D. Porém, níveis baixos da vitamina podem contribuir para uma menor imunidade.

Essa falta de vitamina D pode ser mais encontrada em idosos e pessoa com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão – que já são considerados fatores de risco para a Covid-19. E, além disso, no Brasil, o número de pessoas com baixo índice de vitamina D são elevados.

Saiba mais:

Como obter mais vitamina D

Aqueles com maior risco de desenvolver doenças relacionadas à deficiência de vitamina D no organismo são os bebês pré-maturos, crianças e idosos que não tiverem uma boa alimentação e não se expõem ao sol regularmente.

Assim, é indicada a exposição ao sol dos braços e pernas antes das 12 horas da manhã, durante 20 minutos, três vezes por semana. A exposição ao sol sem protetor solar aumenta a propagação dos nutrientes pela pele, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem uma melhor absorção segundo especialistas. Por isso, o melhor momento indicado para se tomar sol eventualmente sem protetor solar é na parte da manhã, onde o sol é mais ameno.

É importante se atentar apenas ao tom da pele. Pessoas com pele mais escura têm menos capacidade de sintetizar a vitamina D e por isso podem se expor ao sol com mais frequência. Porém, pessoas com pele muito clara necessitam do uso de protetor solar constantemente, para evitar riscos de contrair câncer de pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Assim, para as pessoas de pele clara, a melhor forma de obter vitamina D pelo sol é expor apenas os braços, três vezes por semana, no período da manhã.

alimentos ricos em vitamina d

E não é apenas o sol que pode nos proporcionar essa importante vitamina. Uma dieta com alimentos ricos em Vitamina D também pode ajudar, e muito. Os principais alimento ricos da vitamina são:

  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Bife de fígado
  • Ovo
  • Atum
  • Sardinha
  • Queijo
  • Leite fortificado
  • Cogumelos
  • Salmão

Nesse link da Unimed Fortaleza, você pode encontrar mais dicas de como aumentar a sua ingestão de forma 100% natural!

Antes de criar uma rotina alimentar, consulte um nutrólogo e nutricionista para te acompanhar. A Dutra Seguros pode te ajudar nisso, temos planos de saúde que cobrem consultas com os melhores nutricionistas da sua região.

Sem comentários

Publicar um comentário