08 de abril, dia mundial do combate ao câncer. Veja como se prevenir.

combate ao câncer

08 de abril, dia mundial do combate ao câncer. Veja como se prevenir.

 

Vamos dar uma pausa na COVID19 para falar de outro assunto muito importante, o combate ao câncer.

Hoje, dia 08 de abril é o dia mundial do tratamento de câncer, doença que está entre as 10 maiores causas de morte no mundo.

Qual a melhor forma de combater o câncer

Existe aquela máxima de que o melhor tratamento é a prevenção, e no caso do câncer isso é ainda mais certo.

Não existe uma fórmula mágica, ou uma receita de bolo que fará com que estejamos totalmente imunes a um tumor, mas sabemos que a maioria deles estão ligados as nossas práticas alimentares e de como cuidamos do nosso corpo durante nossa vida.

Não fume

A maioria de nós sabe que fumar não é uma boa prática ao nosso corpo, mas muitos acabam negligenciando ou minimizando os efeitos danoso do vício.

Cânceres como os de pulmão, esôfago, faringe, laringe e cavidade oral, são causados pelo uso do cigarro, narguilés e afins.

Estudos do Instituto Nacional de Câncer indica que o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo.

90% dos casos de câncer no pulmão são causados pela prática do fumo, onde, a fumaça emana mais de 4.700 substâncias tóxicas no ambiente.

Não consuma bebidas alcoólicas

Fígado, Intestino e esôfago são fortemente atacados por alto consumo alcoólico.

Um ponto crítico com relação a bebida alcoólica é que ela também potencializa os efeitos do tabaco, ou seja, além de por si só causar danos ao corpo, ela contribui ainda para que cânceres gerados pelo fumo possam surgir em nosso organismo.

Segundo análises do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, duas doses por dia já são suficientes para aumentar significativamente, por exemplo, o surgimento do câncer de mama.

Já nos homens as mesmas duas doses diárias podem significar um futuro câncer na próstata.

Não faça sexo sem proteção

O HPV (papiloma vírus humano), doença sexualmente transmissível, é responsável pelo surgimento de alguns tipos de tumores, como por exemplo o câncer do colo do útero, pênis, vulva e orofaringe, esse último, por se tratar de um câncer na garganta, nos traz o alerta da importância da proteção mesmo quando for praticado sexo oral.

Não saia sem filtro solar

Mesmo o sol sendo algo muito benéfico ao nosso corpo, não podemos deixar de utilizar filtro solar diariamente para nos proteger dos raios UVA e UVB, responsáveis pelo câncer de pele.

Horários recomendados para se expor a luz solar é antes das 10h e após as 16h.

É extremamente recomendável pedir ajuda ao seu dermatologista para verificar qual o fator mais indicado para o seu tipo de pele.

Não viva de forma sedentária

Exercícios físicos fazem bem para o nosso corpo de uma maneira geral.

Estudos apontam que jovens que praticam exercícios físicos todos os dias tem muito menos chances de contrair um câncer do que aqueles que vivem uma vida sedentária, ainda sem o mínimo cuidado com a sua alimentação.

Faça um chek-up anual

Previna-se, essa é a principal forma de combater o câncer.

Procure seu plano de saúde (caso não tenha clique aqui e converse com um dos nossos consultores especializados) e agende um chek-up completo.

Prevenção é importante, prevenção é vida.

Sem comentários

Publicar um comentário